quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Em Curitiba









Dengue: Em curitiba,


No Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti (Lira), divulgado pelo Ministério da Saúde, para medir o risco de ocorrência de dengue, apenas em Curitiba e Florianópolis a taxa de infestação predial foi igual a zero. A Secretaria de Saúde de Curitiba divulgou nota hoje (25) afirmando que na capital paranaense a prioridade é monitorar os focos.
A nota explica que graças ao trabalho do setor de vigilância do município, em conjunto com toda a sociedade, ao contrário de outras cidades brasileiras, Curitiba não registra casos locais de dengue. Nenhum caso autóctone (contraído no município) foi registrado nas estatísticas da Secretaria Municipal da Saúde até o momento.
O Programa Municipal de Combate à Dengue, que atua inclusive no inverno, fase menos propícia à proliferação do Aedes aegypti, contabiliza 157 casos notificados de suspeita da doença este ano, mas apenas seis foram confirmados, todos importados. Os locais de contágio foram Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Pará.
O Ministério da Saúde considera satisfatório o controle do mosquito vetor da dengue em cidades com índice inferior a 1% o que em 2009 ocorreu somente com 39% das 163 cidades incluídas na pesquisa. As demais, que ficaram acima de 1%, são consideradas nas categorias risco de surto, alerta ou surto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário